02/05/2023

Teste o seu nível de proficiência em PORTUGUÊS

 


Para saber o seu nível de proficiência em Português, 
pode fazer um teste aqui:


Bem-vindo ao



Informação: 
O DIALANG [DI = diagnóstico + LANG = língua] é um sistema on-line de testes de diagnóstico de língua. 
Foi criado pela Universidade de Lancaster, baseado no QECR e permite avaliar cerca de 18 línguas. Portanto, poderá testar o seu domínio de outras línguas, para além do português.

"O DIALANG ajudá-lo-á a descobrir as suas competências a nível de compreensão escrita [= ler, interpretar], compreensão oral, expressão escrita, domínio vocabular e estruturas gramaticais, aconselhando-o sobre a melhor forma de desenvolver as suas capacidades. Também lhe permitirá avaliar e compreender as suas competências linguísticas."

No final da realização do teste diagnóstico, a "aplicação" indica em que nível do QECR (de A1 a C2) se situa o aluno.


Instruções:




Procedimento:
O sistema DIALANG apresenta diversas fases.



I Escolher um testeO primeiro passo consiste em escolher um teste para realizar. Escolha qualquer das combinatórias língua / domínio a testar entre as disponíveis.


Língua
: Português

Domínio
  • compreensão oral (escolhemos este domínio, para exemplificação)
  • expressão escrita
  • compreensão escrita
  • estruturas gramaticais
  • vocabulário




II - Teste diagnóstico. Esta fase, de carácter opcional, permite determinar de forma aproximada as suas competências na língua que escolheu. Ser-lhe-á pedido que indique se as palavras que aparecem no ecrã existem ou não. Não é tão fácil como parece!




III - Auto-avaliação. Esta fase é opcional, mas fundamental para cumprir o objectivo do DIALANG. Ser-lhe-á pedido que responda a uma série de afirmações sobre a sua capacidade para compreender ou atualizar a língua escolhida. Esta tarefa leva-o a reflectir sobre as suas próprias capacidades linguísticas, o que contribuirá para uma aprendizagem mais eficaz. Pode dar-se o caso de sobre-estimar ou subavaliar as suas competências; se assim for, o DIALANG dir-lho-á.


Nota: Os resultados deste questionário ajudam a definir o nível do teste a ser aplicado. Ex. para o domínio que escolhemos testar, a "compreensão oral".


IV - Teste linguístico. Nesta fase, realizará um teste na língua e domínio que escolheu inicialmente. Tenha em atenção que, se não realizou o teste de aferição nem a auto-avaliação, poderá ser-lhe apresentado um teste demasiado fácil ou demasiado difícil para o seu nível de conhecimentos. 
O teste apresenta vários tipos de perguntas: nalguns casos, terá de escrever a sua resposta, noutros, deverá apenas seleccionar a resposta correta a partir de uma lista de alternativas. Terá de completar o teste, senão não lhe será apresentado qualquer resultado.




V - Feedback: resultados e aconselhamento. Esta parte do programa fornece-lhe um feedback bastante alargado, determinado com base nas tarefas que efetuou. Para além dos resultados obtidos no teste diagnóstico e no teste linguístico, ser-lhe-ão apresentadas informações úteis e aconselhamento especializado. 
Poderá confrontar as suas respostas com as respostas corretas. Poderá ter acesso ao verdadeiro significado dos resultados que obteve, bem como a recomendações sobre a melhor forma de continuar a desenvolver as suas competências linguísticas. Poderá ainda obter mais informações sobre a sua auto-avaliação.

A partir desta altura, poderá sair do programa ou escolher outro teste [com outro domínio, por ex. Vocabulário]. Se optar por realizar outro teste, dentro da mesma língua, não precisará de repetir o teste diagnóstico!








Conheça também o projeto

DIALANG 2.0










Sobre AVALIAÇÃO
Consulte também o CAPLE: