𝐏𝐋𝐔𝐑𝐈 𝟐𝟎𝟐𝟑
seminário híbrido
𝐏ortuguês como língua pluricêntrica: conceitos e implicações em sala de aula
Em Macau, China, de 28 a 30 de abril de 2023
Organizado por:
Com o apoio de:
Instituto Guimarães Rosa (IGR) do MRE do Brasil
Consulado-Geral do Brasil em Hong Kong
Instituto Português do Oriente (IPOR).
E as parcerias de:
Sinopse do Encontro:
"O PLURI-2023 é sobretudo uma plataforma para a formação de professores. Busca oferecer um espaço de reflexões teórico-práticas sobre ensino com base em conceitos contemporâneos de língua, cultura, identidade e comunidades. Esperamos, assim, partilhar ideias e práticas com professores de diferentes níveis de ensino.O eixo norteador será a discussão da concepção do Português como Língua Pluricêntrica. O conceito de pluricentrismo, ao mesmo tempo em que abriu espaço para legitimar as diferentes variedades das línguas, trouxe ainda vestígios de uma linguística fundada em modelos centro-periféricos, típicos de epistemologias coloniais que continuam situando algumas línguas e as suas comunidades em lugares desprivilegiados. Nesse sentido, o encontro busca refletir sobre o conceito e discutir o seu impacto e a sua aplicação prática nas salas de aula da contemporaneidade. Apesar das discussões promovidas pelo conceito, observa-se que nas salas de aula a diversidade da língua portuguesa torna-se invisível na maioria dos espaços de ensino.O encontro será uma oportunidade para profissionais em geral, professores em especial e estudantes de graduação e de pós-graduação manterem-se atualizados com as tendências atuais da pesquisa em torno da língua portuguesa com conferências, painéis, rodas de conversa, comunicações e oficinas.As ideias e trabalhos debatidos no evento ganharão diferentes formatos de publicação:
- Publicações online das sessões plenárias;
- Livro em coedição com editoras de prestígio internacional (com comissão editorial e peer review);
- Número especial da revista Qualis A cujo tema preliminar é “Reavaliando o conceito de pluricentrismo e as suas implicações em sala de aula”.
PROGRAMA
28 DE ABRIL — SEXTA
Universidade de MacauEdifício E-21 – Sala G035 (com transmissão online)
18:30 - Cerimónia de Abertura
(com transmissão online)
(com transmissão online)
- Lílian Pinho | Divisão de Língua Portuguesa do Instituto Guimarães Rosa (IGR)
- Carlos Roberto Xavier | Dep. do Ensino Superior, da Dir. dos Serviços de Educação e Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ)
- Carlos Sena Caires | Fac. de Artes e Humanidades (HAH) da Universidade de São José (USJ)
- Roberval Teixeira e Silva | Dep. de Português da FAH da Universidade de Macau (UM) e UNESCO Chair Políticas Linguísticas para o Multilinguismo
- Patrícia Ribeiro | Instituto Português do Oriente (IPOR)
- João Laurentino Neves | Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP)
19:15 - Conferência de Abertura
Mediadores: Roberval Teixeira e Silva (UM) e Tânia Ribeiro Marques (USJ)
- Profa. Margarete Schlatter | Univ. Federal do Rio Grande do Sul
20:00 - Pausa para café
20:30 - Mesa de Abertura e Debate: Português como Língua Pluricêntrica
Mediadora: Maria José Grosso (UM)
- Profa. Edleise Mendes | Univ. Federal da Bahia; Observatório PLE-PL2; UNESCO Chair Políticas Linguísticas para o Multilinguismo
- Profa. Margarita Correia | Univ. de Lisboa CELGA — ILTEC
29 DE ABRIL — SÁBADO
Universidade de Macau(com transmissão online)
8:30 - Credenciamento | Inscrições presenciais.
09:00 - Painel 1 - Pluricentrismo e Multilinguismo
Localização: Edifício E-21 – Sala G035
Mediador: Flávio Tonnetti (UFV)
- Prof. Gilvan Muller Oliveira | Univ. Federal de Santa Catarina; UNESCO Chair Políticas Linguísticas para o Multilinguismo
- Prof. Paulo Feytor Pinto | Univ. de Coimbra
10:00 - Pausa para café
10:15 - Roda de Conversa 1 – Pluricentrismo do português em diferentes contextos de ensino em Macau
Localização: Edifício E-21 – Sala G035
Mediador: Roberval Teixeira e Silva (UM)
- Profa. Teresa Sequeira | Escola Portuguesa de Macau (EPM)
- Profa. Chan Ka Man / Carmen | DSEDJ
- Profa. Paula Costa | Centro de Língua Portuguesa (CLP) do IPOR
- Profa. Vanessa Amaro | Univ. Politécnica de Macau (UPM)
11:30 - Painel 2 - Pluricentrismo e currículos para o ensino de variedades da língua portuguesa: contextos da Ásia
Localização: Edifício E-21 – Sala G035
Mediador: Nuno Rocha (USJ)
- Profa. Shangxuejiao / Catarina | Univ. de Estudos Estrangeiros de Cantão
- Prof. Manuel Pires | UPM
- Prof. Alexandre Ferreira Martins | Univ. Hankuk de Estudos Estrangeiros, Coreia
13:00 - Pausa para almoço
14:30 - Sessão de Comunicações Paralelas
Sala 1 - Localização: Edifício E-21 – Sala 1039
Mediador: Júlio Jatobá | UM
- Português pluricêntrico e exames nacionais: uma análise da concepção da língua portuguesa no exame A Level no Reino Unido. - Martina Delfino | University of Liverpool, Inglaterra.
- Atitudes linguísticas: prática pedagógica no ensino de português como língua pluricêntrica baseada em teste de reação subjetiva. - Zhang Hanzi | Universidade Jiaotong do Leste da China, China.
- Variedades dominantes e não dominantes do português língua pluricêntrica: reflexões no campo do ensino da escrita. - Joice Eloi Guimarães | Univ. Estadual de Campinas (PDJ-CNPq), Brasil.
- Um referencial para a construção de uma gramática pluricêntrica do português. - Davi Borges de Albuquerque | Univ. de Nankai, China
Sala 2 - Localização: Edifício E-21 – Sala 1041
Mediadora: Camila Oliveira Macêdo | IGR / USJ.
- O Pluri-português em contexto de prática pedagógica. - Daniela Machado Souza; Filipa Dantas Rodrigues | Hudson Public Schools, EUA.
- INTERARTE: diálogos entre arte visuais, literatura e PLE. - Jéssica Paula Barbosa Veretelnik | Hebei Institute Communications, China.
- O léxico cultural e seu lugar no ensino de português no Brasil. - Expedito Wellington Chaves Costa | Instituto Federal do Ceará, Brasil.
- Português, língua literária pluricêntrica. - Profa. Micaela Ramon | Univ. do Minho, Portugal.
Sala 3 - Localização: Edifício E-21 – Sala 1043
Mediador: Flávio Américo Tonnetti | Univ. Federal de Viçosa
- Línguas e culturas: reflexão sobre o ensino e aprendizagem da língua no contexto da diversidade linguística guineense. - Fidel Quessana Mbana | Univ. Federal de Catalão (UFCAT), Brasil.
- Paraná fala idiomas e a língua portuguesa como língua adicional para imigrantes. - Carina Merkle Lingnau | UTFPR, Brasil; Eliane Segati Rios |UENP, Brasil; João Carlos Dias Furtado | Unespar/ UENP, Brasil.
- Igreja, Luta, Resistência e Poder: quais caminhos foram percorridos para uma educação em Língua Portuguesa em Timor-Leste. - Rosane Lorena de Brito | Univ. Federal Fluminense, Brasil.
Sala 4 – Localização: Edifício E-21 – Sala 1044
Mediador: Nuno Rocha | USJ
- Em busca de uma descrição fonológica que aproxime as variedades do português: um relato de experiência. - Arthur Moura Vargens | IGR / Univ. de la República, Uruguai.
- Ensinando a distinguir entre o Português Brasileiro falado e a norma culta em PLA. - Luciane Corrêa Ferreira; Livia Elisa Melo; Barbara Vieira | UFMG / Fulbright Chair UMassAmherst Cátedra Fulbright de Estudos Brasileiros – Brasil.
- Etnomidialogia: a ressignificação da língua portuguesa contemporânea na formação jornalística para a cobertura das diversidades étnico-sociais. - Ricardo Alexino Ferreira | USP, Brasil.
16:00 - Pausa para café
16:30 - Painel 3 – Ensino da língua portuguesa em ambientes plurilíngues e pluriculturais: contextos da África e da Europa.
Localização: Edifício E-21 – Sala G035
Mediador: Júlio Jatobá (UM)
- Profa. Jéssica Ramos Lopes | Escola Secundária Baltasar Lopes da Silva, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde.
- Profa. Inocência Mata | Univ. de Lisboa – Centro de Estudos Comparatistas da FLUL.
- Prof. Incanha Intumbo | Univ. de Coimbra.
19:30 - Jantar
30 DE ABRIL — DOMINGO
Instituto Português do Oriente - IPOR(com transmissão online)
8:30 - Credenciamento | Inscrições presenciais.
09:00 - Oficina 1 - Reflexões sobre como ensinar português em perspectiva plural — parte 1
Localização: Auditório Dr. Stanley Ho (Consulado)
Mediador: Roberval Teixeira e Silva | UM
Mediador: Roberval Teixeira e Silva | UM
- Profa. Edleise Mendes | Univ. Federal da Bahia; Observatório PLE-PL2; UNESCO Chair Políticas Linguísticas para o Multilinguismo
11:30 - Sessão de Comunicações Paralelas
Sala 1 – Localização: Sala 2 (IPOR)
Mediadora: Sara Augusto | IPOR
- O português língua pluricêntrica (PLP) como re-existência da língua e da comunidade lusófona. - Eric Chen | Univ. de Hanói - IGR, Vietname.
- Portufone: um aplicativo português/mandarim. - Gabriel Antunes de Araujo | UM, China.
- Representações da Língua Portuguesa, do Brasil e de Portugal entre estudantes em Macau. - Ricardo Gualda | MUST, China.
Sala 2 – Localização: Sala 4 (IPOR)
Mediadora: Paula Costa | IPOR
- Reflexões sobre o conceito de pluricentrismo contido nos livros didáticos de português na China continental. - Hu Jing | Univ. de Nankai, China.
- O ensino de língua e linguística na Universidade de Pequim: primeiras reflexões de uma leitora brasileira. - Ana Cláudia Fabre Eltermann | Univ. de Pequim, China.
- Partilha de experiências de atividades lúdicas no ensino de PLE em Macau. - Catarina Choi | UM, China
- Sequência didática: o Teatro do Oprimido no espaço da aula de PLA. - Mariana do Nascimento Ramos | Univ. de Estudos Estrangeiros, China
13:00 - Pausa para almoço
14:30 - Oficina 2 - Reflexões sobre como ensinar português em perspectiva plural — parte 2
Localização: Auditório Dr. Stanley Ho (Consulado)
Mediadora: Camila Oliveira Macêdo | USJ / IGR.
- Prof. Paulo Feytor Pinto | Univ. de Coimbra
16:45 - Evento de Encerramento
para saber +
PINHEIRO, Gonçalo Lobo - UM e USJ promovem debate sobre o Português como Língua Pluricêntrica, in Ponto Final, Sociedade, 3.04.2023.