CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | EPLE
e algumas referência bibliográficas fundamentais
ENSINO A DISTÂNCIA
- Curso de Mestrado em PLNM, 2 anos (4 semestres); o 2.º ano destina-se à elaboração da dissertação. | Dep. de Humanidades, UAb. - Coord. Mário José Filipe da Silva.
- Doutoramento em Didática das Línguas – Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global, modalidade ensino a distância e b-learning, ministrado em português e inglês - resulta da parceria entre a UAb e a FCSH da U.NOVA | Dep. de Humanidades, UAb. - Coord. Isabel Maria Loureiro de Roboredo Seara; Carlos Francisco Mafra Ceia. - Nota: a edição de 2023-2024 será acolhida pela FCSH - U.NOVA.
Camões, I.P. | Lisboa
Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna, ensino a distância | Camões, I.P. - V. a mesma oferta em: Universidade de Coimbra.
Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula , online | Camões, I.P., ensino a distância | Camões, I.P.
Distance Learning Consulting | Lisboa
- Curso de PLNM, 5 unidades ou módulos, 35 h, e-learning, destinatários: "Professores do 1.º ciclo do ensino básico, professores de português (2.º e 3.º ciclos do ensino básico; ensino secundário) e professores de educação especial. | DLC
PORTUGAL
LISBOA
Faculdade de Ciências Socias e Humanas | U. NOVA de Lisboa
- Pós-graduação Ensino de PLNM, em regime e-Learning, 2 semestres | FSCH, UNOVA. - Coord. Ana Madeira.
- Curso de Mestrado: Português como Língua Segunda e Estrangeira, 3 semestres, presencial, ministrado em português. | FSCH, UNOVA. - Coord. Ana Martinho Gale.
- Curso de Mestrado em Ensino: Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, 2 anos (4 semestres) - parceria com escolas em que os estudantes podem ter uma experiência profissional, sob a orient. pedagógica de dois profs. cooperantes. | .- Coord. Helena Topa Valentim. - Nota: Parece ser de ensino de português língua materna (ao contrário das outras línguas com que o Português se combina: alemão, espanhol, francês e inglês (área de especialização).
Faculdade de Letras | U. Lisboa
- Curso de Formação de Professores PLE, pós-graduados e de especialização, 4 semestres | ILCP (Instituto de Cultura e Língua Portuguesa), FLUL.
- Curso de Mestrado em Português como Língua Estrangeira/ Língua Segunda (PLE/PL2), 2 anos (4 semestres), ministrado em português | FLUL. - Coord. Margarita Correia. - [V. informação sobre todos os CURSOS]
- Curso de Doutoramento em Português como Língua Estrangeira/Língua Segunda, 3 anos (6 semestres), ministrado em português - permite uma relação estreita com a investigação desenvolvida por vários centros da U. Lisboa (CLUL, CEC) e da Fac. de Letras da U. Coimbra (CELGA-ILTEC) | FLUL. - Coord. Maria Inocência Mata. - [V. informação sobre todos os CURSOS]
Faculdade de Ciências Humanas | U. CATÓLICA Portuguesa
- Curso de Mestrado em Português Língua Estrangeira / Língua Segunda, 2 anos (4 semestres), ministrado em português - os alunos deverão optar por frequentar o 2.º ano do Mestrado em Macau (U. de São José) ou em Portugal (FCH em Lisboa ou em Braga) | FCH, U. CATÓLICA. - Coord. Ana Margarida Abrantes.
COIMBRA
Núcleo de Ensino a Distância | FLUC
- Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Materna (PLNM), modalidade de ensino a distância, | Núcleo de Ensino a Distância, FLUC. - Coord. Cristina dos Santos Pereira Martins.
- Curso de Mestrado de especialização avançada em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS), 2 anos, em regime de b-learning, ministrado em português, | FLUC. - Coord. Cristina dos Santos Pereira Martins, Isabel Maria de Almeida Santos.
AVEIRO
- Curso de Mestrado em Português Língua Estrangeira/Língua Segunda, 2 anos (4 semestres), em regime diurno e ministrado em português | Dep. de Línguas e Literaturas, U. Aveiro. - Coord. Leonardo Lennertz Marcotulio.
PORTO
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
- Didática do Português Língua Não Materna, 2 semestres, | FLUP.
- Professores de Português como Língua Estrangeira - Curso de Atualização, creditado, ensino a distância (Zoom), de 10 a 21.07.2023, Horário: 2ª a 6ª feira - 9h00 às 12h30. - Consulte o Programa e os Objetivos aqui. - Coord. Maria de Fátima Henriques da Silva | Dep. de Estudos Portugueses e Estudos Românicos da FL da U.Porto.
- Ensinar Português Língua Não Materna: cruzar experiências, multiplicar recursos. - Calendário: 5 a 16.06.2023; modalidade de formação: B-Learning; carga Horária: 28,5 horas, curso que é um BIP (Blended Intensive Programme) do Programa Erasmus+, coord. Isabel Duarte. | FLUP.
BRAGA
Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas | Univ. do Minho
- Curso de Mestrado em PLNM, 4 semestres, diurno | ELACH, Univ. do Minho, Braga. - Dir. Maria Micaela Dias Pereira Ramon Moreira.
RAE Macau, CHINA
Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa (CPCLP)
- O CPCLP, centro de investigação da Universidade Politécnica de Macau, tem organizado, desde 2014, acções de formação / Cursos de Formação para docentes de língua portuguesa. - Em 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 foram realizados "Cursos de Verão para Professores chineses de Língua Portuguesa". Com a pandemia, em 2020, a formação de Verão ocorreu online "para Professores de PLE"; em 2021, assumiu o formato de "oficina para o ensino de português na Grande Baía: recursos digitais pedagógicos" e em 2022, o "Workshop de Verão" derivou para a temática "As economias dos países de língua portuguesa num contexto de globalização”.
Universidade Politécnica de Macau
- Curso de Licenciatura em Português [Língua Estrangeira], 4 anos, diurno, lecionado em português. - Em intercâmbio com o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB). | UPM, RAEM, China.
- Curso de Doutoramento em Língua e Cultura Portuguesa (Língua Estrangeira /Língua Segunda), 3 anos ou 6 semestres, lecionado em português na modalidade de ensino presencial e à distância. - Ministrado em Macau pela U. Lisboa em colaboração com a UPM. | UPM, RAEM, China.
para saber +
As necessidades e desejos de formação contínua dos prof.s. de PLNM - [PDF]
REFERÊNCIAS SELECIONADAS:
- AA.VV (1990) Didática das línguas estrangeiras. Lisboa: UAb.
- ANDRADE, Ana Isabel de Oliveira (1992) Didáctica da língua estrangeira: o ensino das línguas estrangeiras. Porto: Asa.
- AULP (2021) RILP - Revista Internacional em Língua Portuguesa, IV Série, n.º 40 (2021) - "Ensino da Língua Portuguesa: contextos e perspetivas. Eds. Manuel Célio Conceição, Alexandre Mavungo Chicuna. - Revista integral online [PDF], também permite importar os artigos "soltos".
- AULP (2021) RILP - Revista Internacional em Língua Portuguesa, IV Série, n.º 39 (2021) - "Ensino da Língua Portuguesa: casos e projetos". Eds. Alexandre Mavungo Chicuna, Manuel Célio Conceição. - Índice online [PDF].
- BIZARRO, Rosa; Maria Alfredo Moreira e Cristina Flores, cood; dir. Maria José Grosso (2013) Português língua não materna: investigação e ensino. Lisboa: Lidel.
- BIZARRO, Rosa; Maria Alfredo Moreira, org. (2010) Supervisão pedagógica e educação em línguas. Mangualde: Pedago, 2010. - 170 p., il.
- BIZARRO, Rosa Porfíria, org. (2008) Ensinar e aprender línguas e culturas estrangeiras hoje: que perspectivas?. Lisboa : Areal.
- BIZARRO, Rosa; Fátima Braga, orgs. (2006) Formação de professores de línguas estrangeiras: reflexões, estudos e experiências. - Coletânea resultante do 1.º Encontro Nacional de Formadores do Ensino Superior de Professores de Língua Estrangeiras, Porto: FLUP, 15-15.11.2004. Porto: Porto Ed. - 606 p.
- CASTRO, Catarina (2017) Ensino de línguas baseado em tarefas: da teoria à prática. Lisboa: LIDEL.
- DUARTE, Isabel Duarte e Olívia Figueiredo, org. (2011) Português, língua e ensino. Porto: U. Porto. - ISBN 978-989-8265-72-2.
- FERREIRA, José Genival Bezerra (2021) O ensino de língua portuguesa para estrangeiros: implicações da pluralidade de conceitos, Rev. EntreLínguas, vol. 7, n.º 6, especial e021143 (dez. 2021), Araraquara.
- FREITAS, Maria João; Ana Lúcia Santos, eds. (2017) A aquisição de língua materna e não materna: questões gerais e dados do Português. Col. Textbooks in Language Sciences 3). Berlin: Language Science Press. - [PDF, ebook]
- MADEIRA, Ana (2017) Aquisição de língua não materna, 305–330.
- GIMENEZ, Telma (2002) Trajetória na formação de professores de línguas. Londrina: UEL.
- GONÇALVES, Maria de Lurdes, Sílvia Melo-Pfeifer, coord. (2020) Português língua de herança e formação de professores. LIsboa: LIDEL.
- GROSSO, Maria José Grosso, Ana Paula Cleto Godinho (2014) O português na China. Lisboa: LIDEL.
- GROSSO, Maria José (2007) O Discurso metodológico do ensino do português em Macau a falantes de língua materna chinesa. Macau: U.Mac.
- JING, Hu (2019) Formação de professores de Língua Portuguesa no ensino superior em Tianjin/China: as práticas pedagógicas no contexto mundial da globalização. - Tese de Doutoramento em Ciências da Educação: na Educação, Sociedade e Desenvolvimento, orient. Maria do Carmo Vieira da Silva. Lisboa: FCSH, UNL. - [PDF]
- LEIRIA, Isabel (2006) Formação de professores e investigação sobre o PE L2 [subcapítulo, 7.3], in Léxico, aquisição e ensino do português europeu língua não materna. Lisboa: FCG - FCT, 384-389.
- LEIRIA, Isabel (1999) Português língua segunda e língua estrangeira: investigação e ensino, comunicação apresentada no 1.º Congresso de português língua não materna, Lisboa: Picoas, 21-23 de outubro 1999, in Idiomático, revista do Centro Virtual Camões, n.º 3, (dez.? 2004) p. 1-11.
- MACAU. Universidade de Macau. - Seminário “Formação de Professores de Português como Língua Estrangeira”, Macau, U.Mac, 9.12.2016. - Org. U. Macau, em coorg. com a U. de Estudos Estrangeiros de Beijing, a U. de Lisboa e a U. de Ciência e Tecnologia de Macau. - [Atas?].
- MARQUES, Maria Emília Ricardo (2003) Português, língua segunda. Lisboa: UAb.
- MELO-PFEITER, Sílvia (2016) Didática do português língua de herança. Lisboa: LIDEL.
- MELLO, Cristina et al. (2002) Didáctica das línguas e literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento: actas / do I Encontro Nacional da SPDLL (Coimbra, FLUC, fev. 2002). Coimbra: Pé de Página. - 366 p., a 2 cols. (27cm).
- OLMO, Francisco Calvo del Olmo, Sílvia Melo-Pfeifer, Sweder Souza (2022) Português Língua Não Materna: contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica. Porto: UPorto Press.
- OSÓRIO, Paulo; Luís Gonçalves, orgs. (2019) O ensino do português como língua não materna: metodologias, estratégias e abordagens de sucesso. – Col. AILP, 2. Rio de Janeiro: Dialogarts. - ebook [PDF]
- OSÓRIO, Paulo , corrd. (2017) Teorias e usos linguísticos: aplicações ao português, língua não materna. - Lisboa: LIDEL. - [ed. atualizada da de 2015, nesta houve co-ed. de Fernando de Sousa Bertinetti].
- PASCOAL, José Lino, Teresa Brandão Oliveira (2013) Exames de português CAPLE-UL: CIPLE, DEPLE, DIPLE: português língua estrangeira. / Reed., 2019. - [116 p., il. + 1 DVD-Rom]. - Lisboa: LIDEL. - Ebook na ed.
- PASCOAL, José Lino, Teresa Brandão Oliveira (2012) Exames de português B2: preparação e modelos / 2.ª ed., 2019. - [312 p., il. + 1 DVD-Rom. -. Lisboa: LIDEL. - Ebook na ed.
- PUREN, Christian (2019) La didáctica en la formación del profesor: entre las teorías y las prácticas, los modelos, in A linguística na formação do professor: das teorias às praticas. Porto: FLUP, 23-32. - [PDF]
- PUREN, Christian (2013) La didactique des langues étrangères à la croisée des méthodes: essai sur l’éclectisme. 3.ª ed., Paris: CRÉDIF-Didier. - 139 p. (1.ª ed., Paris : CRÉDIF-Didier, 1994, 203 p.) - [PDF]
- PUREN, Christian (2003 [2020]) Pour une didactique complexe des langues-cultures, Études de Linguistique Appliquée, n.° 129 (janvier-mars 2003), 121-126, [PDF]. - [Título orig. do artigo: "Pour une didactique comparée des langues-cultures" (Paris: Didier-Érudition, p. 5-8), alterado em nov. 2020). - "Présentation" do n.º 129 da revista: [PDF].
- PUREN, Christian (1988) Histoire des méthodologies de l’enseignement des langues. Paris: Nathan- Clé International. - [488 p.].
- RODRIGUES, Maria Ângela Perpétua (2006) Análise de práticas e de necessidades de formação. Lisboa : DGIDC.
- SÁ, Maria Helena Araújo e; Maria Helena Ançã; António Moreira (2004) Transversalidades em didáctica das línguas. Aveiro : Universidade.
- SÁ, Rubens Lacerda de, coord. (2020) Português para falantes de outras línguas: língua e cultura em tempos de perplexidade. Lisboa: LIDEL.
- TAVARES, Ana Paula (2008) Ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira: manuais de iniciação. Lisboa: LIDEL.
- TAVARES, Clara Ferrão (2007) Didáctica do português língua materna e não materna no ensino básico. Porto: Porto Ed.
- YUNFENG, Zhang; Sara Augusto; Adelina Castelo, orgs. (2020) Produção de materiais didácticos para o ensino de PLE no contexto da China e Ásia-Pacífico. 1.ª ed. digital, RAE de Macau: Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa. - [PDF]