Formação de professores

 

CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES | 
EPLE

e algumas referência bibliográficas fundamentais







ENSINO A DISTÂNCIA


Universidade Aberta | Lisboa


Camões, I.P. | Lisboa


Aprendizagem e Ensino de Português Língua Não Maternaensino a distância | Camões, I.P. - V. a mesma oferta em: Universidade de Coimbra.


Didática do Português Língua de Herançaensino a distância,  | Camões, I.P




Ensino de Línguas Baseado em Tarefas: princípios fundamentais e implementação em sala de aula online | Camões, I.P.ensino a distância | Camões, I.P.




Tecnologias Móveis para o Ensino de Português L2ensino a distância | Camões, I.P.



Distance Learning Consulting | Lisboa
  • Curso de PLNM, 5 unidades ou módulos, 35 h, e-learning, destinatários: "Professores do 1.º ciclo do ensino básico, professores de português (2.º e 3.º ciclos do ensino básico; ensino secundário) e professores de educação especial. | DLC



 PORTUGAL

LISBOA

Faculdade de Ciências Socias e Humanas | U. NOVA de Lisboa
Faculdade de Letras | U. Lisboa

Faculdade de Ciências Humanas | U. CATÓLICA Portuguesa
  • Curso de Mestrado em Português Língua Estrangeira / Língua Segunda, 2 anos (4 semestres), ministrado em português - os alunos deverão optar por frequentar o 2.º ano do Mestrado em Macau (U. de São José) ou em Portugal (FCH em Lisboa ou em Braga) | FCH, U. CATÓLICA. - Coord. Ana Margarida Abrantes.

COIMBRA

Núcleo de Ensino a Distância | FLUC

AVEIRO
PORTO

Faculdade de Letras da Universidade do Porto

BRAGA

Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas | Univ. do Minho​
  • Curso de Mestrado em PLNM, 4 semestres, diurno | ELACH, Univ. do Minho, Braga. - Dir. Maria Micaela Dias Pereira Ramon Moreira.



RAE Macau, CHINA


Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa  (CPCLP)

Universidade Politécnica de Macau






para saber +



As necessidades e desejos de formação contínua dos prof.s. de PLNM - [PDF]







REFERÊNCIAS SELECIONADAS:


  • AA.VV (1990) Didática  das  línguas  estrangeiras. Lisboa: UAb.
  • ANDRADE, Ana Isabel de Oliveira (1992) Didáctica da língua estrangeira: o ensino das línguas estrangeiras. Porto: Asa.
  • AULP (2021) RILP - Revista Internacional em Língua Portuguesa, IV Série, n.º 40 (2021) - "Ensino da Língua Portuguesa: contextos e perspetivas. Eds. Manuel Célio Conceição, Alexandre Mavungo Chicuna. - Revista integral online [PDF], também permite importar os artigos "soltos".
  • BIZARRO, Rosa; Maria Alfredo Moreira e Cristina Flores, cood; dir. Maria José Grosso (2013) Português língua não materna: investigação e ensino. Lisboa: Lidel.
  • BIZARRO, Rosa; Maria Alfredo Moreira, org. (2010) Supervisão pedagógica e educação em línguas. Mangualde: Pedago, 2010. - 170 p., il.
  • BIZARRO, Rosa Porfíria, org. (2008) Ensinar e aprender línguas e culturas estrangeiras hoje: que perspectivas?. Lisboa : Areal.
  • BIZARRO, Rosa; Fátima Braga, orgs. (2006) Formação de professores de línguas estrangeiras: reflexões, estudos e experiências. - Coletânea resultante do 1.º Encontro Nacional de Formadores do Ensino Superior de Professores de Língua Estrangeiras, Porto: FLUP, 15-15.11.2004. Porto: Porto Ed. - 606 p.
  • CASTRO, Catarina (2017) Ensino de línguas baseado em tarefas: da teoria à prática. Lisboa: LIDEL.
  • DUARTE, Isabel Duarte e Olívia Figueiredo, org. (2011) Português, língua e ensino. Porto: U. Porto. - ISBN 978-989-8265-72-2.
  • GIMENEZ, Telma (2002) Trajetória na formação de professores de línguas. Londrina: UEL.
  • GONÇALVES, Maria de Lurdes, Sílvia Melo-Pfeifer, coord. (2020) Português língua de herança e formação de professores. LIsboa: LIDEL.
  • GROSSO, Maria José Grosso, Ana Paula Cleto Godinho (2014) O português na China. Lisboa: LIDEL.
  • GROSSO, Maria José (2007) O Discurso metodológico do ensino do português em Macau a falantes de língua materna chinesa. Macau: U.Mac.
  • LEIRIA, Isabel (1999) Português língua segunda e língua estrangeira: investigação e ensino, comunicação apresentada no 1.º Congresso de português língua não materna, Lisboa: Picoas, 21-23 de outubro 1999, in Idiomático, revista do Centro Virtual Camões, n.º 3, (dez.? 2004) p. 1-11.
  • MARQUES, Maria Emília Ricardo (2003) Português, língua segunda. Lisboa: UAb.
  • MELO-PFEITER, Sílvia (2016) Didática do português língua de herança. Lisboa: LIDEL.
  • MELLO, Cristina et al. (2002) Didáctica das línguas e literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento: actas /  do I Encontro Nacional da SPDLL (Coimbra, FLUC, fev. 2002). Coimbra: Pé de Página. - 366 p., a 2 cols. (27cm).
  • OLMO, Francisco Calvo del Olmo, Sílvia Melo-Pfeifer, Sweder Souza (2022) Português Língua Não Materna: contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica. Porto: UPorto Press.
  • OSÓRIO, Paulo , corrd. (2017) Teorias e usos linguísticos: aplicações ao português, língua não materna. - Lisboa: LIDEL. - [ed. atualizada da de 2015, nesta houve co-ed. de Fernando de Sousa Bertinetti].
  • PUREN, Christian (2019) La didáctica en la formación del profesor: entre las teorías y las prácticas, los modelos, in A linguística na formação do professor: das teorias às praticas. Porto: FLUP, 23-32. - [PDF]
  • PUREN, Christian (2013) La didactique des langues étrangères à la croisée des méthodes: essai sur l’éclectisme. 3.ª ed., Paris: CRÉDIF-Didier. - 139 p. (1.ª ed., Paris : CRÉDIF-Didier, 1994, 203 p.) - [PDF]
  • PUREN, Christian (2003 [2020]) Pour une didactique complexe des langues-culturesÉtudes de Linguistique Appliquée, n.° 129 (janvier-mars 2003), 121-126, [PDF]. - [Título orig. do artigo: "Pour une didactique comparée des langues-cultures" (Paris: Didier-Érudition, p. 5-8), alterado em nov. 2020). - "Présentation" do n.º 129 da revista: [PDF].
  • PUREN, Christian (1988) Histoire des méthodologies de l’enseignement des langues. Paris: Nathan- Clé International. - [488 p.].
  • SÁ, Maria Helena Araújo e; Maria Helena Ançã; António Moreira (2004) Transversalidades em didáctica das línguas. Aveiro : Universidade.
  • SÁ,  Rubens Lacerda de, coord. (2020) Português para falantes de outras línguas: língua e cultura em tempos de perplexidade. Lisboa: LIDEL.
  • TAVARES, Ana Paula (2008) Ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira: manuais de iniciação. Lisboa: LIDEL.
  • TAVARES, Clara Ferrão (2007) Didáctica do português língua materna e não materna no ensino básico. Porto: Porto Ed.