06/11/2013

Encontros (Colóquios, Congressos, etc.)


Encontros, congressos, conferências, seminários, colóquios... 

eventos ordenados cronologicamente






2023

  • VIII Encontro de Pontos de Rede de ensino de PLE na Ásia 2023, 24-25.11.2023. – Tema: "A competência intercultural nas aulas de PLE: práticas, estratégias, e desafios".  – A data de submissão das propostas de comunicação é 11 de out., em ficha apropriada, enviada para: pontosderede.macau@ipor.org.mo. Eixos temáticos: A competência intercultural nas aulas de PLE: abordagens didático-pedagógicas; Aspetos culturais e interculturais na elaboração de materiais didáticos para o ensino de PLE; As crenças dos professores no ensino da cultura.





2022

Registo vídeo do evento, no Facebook:




2021




2020

  • VI Encontro de Pontos de Rede de Ensino de PLE na Ásia 2020, 27-28.11.2020.  – RAEM; China: IPOR. – Atas: Encontro de pontos de rede : desafios e contingências no ensino do PLE : gerir a adversidade repensando o futuro. Ed. Manuel Bernardo Canha et al. Macau: IPOR, 2021. – [ISBN 978-99965-2-224-6].


2018

  • IV Encontro de Pontos de Rede de Ensino de PLE na Ásia 2018, 28-29.09.2018, RAEM, China: IPOR.  – Eixos temáticos: o novo conceito de “escola” e as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem do PLE; o uso das novas plataformas (e-learning, m-learning, etc.) de comunicação em contexto de sala de aula; os referenciais europeus no contexto da região Ásia-Pacífico.








2017

  • III Encontro de Pontos de Rede de Ensino de PLE na Ásia 2017, 7-8.12.2017, RAEM, China: IPOR. – "afigura-se essencial a promoção de espaços de partilha de experiências e de reflexões em torno de abordagens ao ensino de PLE, numa vertente marcadamente oficinal, bem como o incentivo à criação de redes centradas no desenvolvimento de projetos e de atividades colaborativas".





2016










2015

  • I Encontro de Pontos de Rede de ensino de PLE na Ásia: perspetivas e desafios para a língua portuguesa no contexto asiático, 10-12.09.2015, no Auditório Dr. Stanley Ho do Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong. – V. notícias sobre o evento.




2014

  • Conferência Internacional Português Língua Não Materna no Sistema Educativo: Avaliação de Impacto e Medidas Prospetivas. Org. Direção-Geral da Educação / DSDC. Lisboa, Centro Cultural de Belém – Sala Sophia de Mello Breyner, 6.05.2014. - V. Programa. - Da "Apresentação": «Pretende-se, com esta iniciativa, dar a conhecer, junto das comunidades educativa e científica, o estudo prospetivo e de avaliação - Avaliação de impacto e medidas prospetivas para a oferta do Português Língua Não Materna no Sistema Educativo Português -, cofinanciado pelo Programa Operacional de Assistência Técnica do Fundo Social Europeu (POAT/ FSE) e pela Direção-Geral da Educação. / Tendo como finalidade promover uma melhoria das políticas educativas na área do ensino do Português Língua Não Materna dirigido a alunos recém-chegados ao sistema educativo, o estudo mencionado supra foi elaborado por uma equipa de investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.»

2013

  • ANPOLL e IILP, Colóquio Internacional: “A Internacionalização da Língua Portuguesa: concepções e ações”, Florianópolis, 06 a 08 de março de 2013, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). - Programa.



2012

  • ILTEC, Encontro Português Língua Não Materna: partilha de práticas de ensino e de experiências de aprendizagem, Comissão científica: Fernanda Botelho, Luísa Solla, Maria Helena Mira Mateus, Paulo Feytor Pinto, Lisboa, ESE do Instituto Politécnico, 4-5 de maio de 2012. Descrição: No contexto das orientações da DGIDC/Ministério da Educação para o ensino de PLNM no ensino básicos e no âmbito do projeto Bilinguismo, aprendizagem do Português L2 e sucesso educativo na escola portuguesa, o ILTEC organizou este encontro de partilha de estratégias e materiais conducentes ao sucesso educativo dos alunos de PLNM.






2011

  • UMac, III SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa: a formação de novas gerações de falantes de português no mundo, Macau, Universidade de Macau, 1.09.2011. - Ver atas: TEIXEIRA E SILVA, Roberval; YAN, Qiarong; ESPADINHA, Maria Antónia; LEAL, Ana Varani., orgs. (2012) III SIMELP: A formação de novas gerações de falantes de português no mundo. China, Macau: U.Mac.





  • ILTEC e APP, Colóquio Educação Bilingue e Bilinguismo, Lisboa, 20-21.06.2011, auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, Org. ILTEC e APP. descrição: Um colóquio sobre educação bilingue e bilinguismo que contou com a presença das especialistas internacionais Ofelia García e Annette de Groot. V. programa1, programa2.


  • ESE de Coimbra, 2.º Encontro Internacional do Ensino do Português, Coimbra, 10, 11, 12.02.2011, org. Escola Superior de Educação de Coimbra – Instituto Politécnico de Coimbra. Descrição: Foram abordadas diferentes áreas e domínios do ensino da Língua Portuguesa., destacando-se “alguns painéis dirigidos aos professores do 3º Ciclo, ao Ensino do Português L2, aos estudos em Literacia de adultos e à apresentação de novíssimos estudos académicos em curso no âmbito do ensino do Português”. V. programa e cartaz.

2010





  • FLUP, Conferência Português Língua Não Materna - Investigação e Ensino (National Conference EUCIM-TE), Porto, Anfiteatro Nobre da FLUP, 18.10.2010, org. FLUP – Instit. de Educação da UM, Instit. de Letras e Ciências Humanas da UM. Descrição: Reflectir sobre questões de ensino, aprendizagem e investigação do PLNM; discutir o lugar do bilinguismo no crescente contexto multilingue e multicultural nacional; divulgar os resultados nacionais do projecto europeu, European Core Curriculum for Mainstreamed Second Language Teacher Education (EUCIM-TE); proporcionar espaços de reflexão sobre práticas de formação de todos os professores que promovam a inclusão escolar e a coesão social, numa perspectiva intercultural. (Fonte: Facebook, criado porBabeliUM,visto a 29.08.10).



2009

  • FLUP, Colóquio: Supervisão Pedagógica e Educação em Línguas, Porto, FLUP, 27.11.09, org. Rosa Bizarro e Maria Alfredo Moreira. V, programa. Descrição: “Formação de professores e ensino do Português Língua Materna (PLM), Língua Não-Materna (PLNM), Língua Estrangeira (PLE) e Língua Segunda (L2), plurilinguismo e intercompreensão são algumas das questões em debate no presente colóquio, que reúne investigadores que se têm dedicado ao estudo de didáctica das línguas e formação de professores.
  • II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa: A língua portuguesa ultrapassando fronteiras, juntando culturas, 6 a 11 de Out. 2009, Univ. de Évora, coord. geral de Maria João Marçalo. Descrição: “Linguagem e dinâmicas migratórias, ensino e aprendizagem de Português Língua Não-Materna (PLNM) e de Língua Segunda (PL2), contacto entre línguas e variedades de Português de África, do Brasil e de Portugal, bilinguismo e multilinguismo, interfaces entre língua, literatura e cultura, pluralismo linguístico e cultural são algumas das questões em debate nas muitas sessões que estruturam o presente simpósio.”
  • ILTEC- APP, Seminário Metodologias e Materiais para Ensino do Português como Língua Não-Materna, 29 e 30 de Out. 2009, FCG, coord. Maria Helena Mira Mateus et al.. V. também informação nos eventos do ILTEC. V. programa. Na página do ILTEC está disponível:Metodologias e Materiais para o ensino do Português como Língua Não Materna: Textos do Seminário.
  • 1.º Congresso de português língua não materna, Lisboa: Picoas, 21-23 de outubro 1999. - Ver: Idiomático, revista do Centro Virtual Camões, n.º 3 (dez. 2004), Lisboa: Camões, I.P.. - [Não conseguimos encontrar a revista online]
  • Conferência: Português Língua Não-Materna e Crioulos de Base Lexical Portuguesa,18.06.09 e , 25.06.09. [rever]
  • ILTEC- APP (org.), Seminário Desenvolvimento, produção e utilização de materiais para o ensino de uma língua segunda, 26.02.09, Escola Superior de Educação de Lisboa. Estão disponíveis alguns textos das apresentações do seminário.

2008

  • Encontro Nacional Professores de Português Língua Não Materna: Desafios Perante a Imigração, Cantanhede, 5.09.08, org. Câmara Municipal de Cantanhede, Cantanhede. V. programa. Descrição: “uma iniciativa organizada pela. Integração e interculturalidade, a prova de Língua Portuguesa no quadro da Lei da Nacionalidade, metodologias de ensino de Português Língua Não-materna, linguagem e cultura em contexto de sala de aula de Português Língua Segunda, aprendizagem de Português Língua Não-materna e dispositivos multimédia, materiais didácticos e ensino da Língua Portuguesa a estrangeiros são algumas das questões em debate no presente encontro, que reúne investigadores, professores, formadores, alunos e editores.

2007

  • DGIDC, Actas: Conferência Internacional sobre o Ensino do Português, 7, 8 e 9 de Maio de 2007, Lisboa, ME/DGIDC. V. o programa e outras informações. V. também “Medidas para o Ensino do Português: preparação de Conferência sobre o ensino da língua portuguesa e revisão da Terminologia Linguística para os Ensinos”.
  • BIZARRO, Rosa e Fátima Braga (2006) Formação de professores de línguas estrangeiras: reflexões, estudos e experiências. - 1.º Encontro Nacional de Formadores do Ensino Superior de Professores de Língua Estrangeiras. Porto: Porto Ed., 2006.  ISBN 972-0-34077-0.



2006

  • APP, 4º Congresso do Português Língua Não Materna: Materiais Didácticos, 13 - 14 de Março de 2006, ESE de Lisboa. V. resumos das comunicações apresentadas.


2004

  • APP, 3º Congresso do Português Língua Não Materna: Práticas de ensino-aprendizagem em portugal, 15 e 16 de Março de 2004, ESE de Lisboa. V. programa do encontro.


  • FLUL, I.º Encontro Nacional de Formadores do Ensino Superior de Professores de Língua Estrangeiras, Porto, FLUP, 15, 16 e 17 de nov. 2004. - Org. Secção de Estudos Franceses do Dep. Estudos Portugueses e Românicos, da FLUP. | Ver: BIZARRO, Rosa, Fátima Braga, orgs. (2006) Formação de professores de línguas estrangeiras: reflexões, estudos e experiências. - Atas, publicação resultante do encontro. Porto: Porto Ed. - 606 p.



2002

  • SPDLL - I Encontro Nacional da SPDLL, Coimbra, FLUC, fev. 2002 - Org. Sociedade Portuguesa de Didáctica das Línguas e Literaturas. | Ver: MELLO, Cristina; Antonino Silva; Clara Moura Lorenço; Lúcia Oliveira e Maria Helena Araújo e Sá (2002) Didáctica das línguas e literaturas em Portugal: contextos de emergência, condições de existência e modos de desenvolvimento: actas. Coimbra: Pé de Página. - 366 p., a 2 cols. (27cm).

2001

  • GÄRTNER, Eberhard; Maria José Peres Herhuth e Nair Nagamine Sommer (eds.) (2003), Contribuições para a didáctica do português língua estrangeira. Actas do IV Congresso da Associação Alemã de Lusitanistas, [Congresso, Germersheim, Universidade de Mainz, de 11 a 14 de Set. 2001], Verlag, TFM.

1999

  • APP, 1º Congresso do Português Língua Não-Materna, 21 a 23 de Out. 1999, Lisboa, Fórum Telecom – Picoas.

1997

Evento: 
  •  Seminário Internacional de Português como Língua Estrangeira, Macau, 21 a 24 de maio de 1997. - Org. UMac - IPM - DSEJ - Fundação Macau. | Houve exposição, publ. com resumo das comunicações e atas.
Publicações de/sobre o evento:
  • Seminario internacional de português como língua estrangeira: actas. - Ed.bilingue em português e chinês. Macau: DSEJ, 1997. - 688 p. (24cm). - ISBN 9789728091606.
  • Seminário internacional de português como língua estrangeira: resumo das comunicações. Macau: DSEJ, 1997. - 87 p. : il. (21cm).
  • Seminário internacional de português como língua estrangeira : Macau, 21 a 24 de maio de 1997: catálogo da exposição [bibliográfica]. Macau: [Universidade de Macau], 1997. - 34 p.

1995

  • IPOR, Encontro de Português - Língua de Cultura, Actas [encontro ocorrido de 27 a 29 de maio de 1993]. Macau: IPOR, 1995. [446 pp.; ISBN 8013-10-8. «44 comunicações de professores e investigadores portugueses, chineses e japoneses que abordam, nas suas múltiplas vertentes, os caminhos da língua portuguesa em terras do Oriente desde o século XVI, e procuram perceber o seu espaço no próximo século.» 

1991

  • Português como língua estrangeira: actas: 9 a 12 de maio de 1991 / Seminário Internacional "Português como Língua Estrangeira", 9 a 12 de Maio de 1991, org. Direcção dos Serviços de Educação / Fundação Macau / IPOR. Macau: Dir. dos Serviços de Educação - Núcleo de Inf. e Relações Públicas, 1991. - [586 pp. «Recolha de cerca de 50 comunicações sobre diversas áreas ligadas ao ensino/aprendizagem do português como língua estrangeira, desde relatos de experiências pedagógico-didáticas a reflexões teóricas sobre as particularidades da língua alvo e do público aprendente.»
  • Português como língua estrangeira: exposição didáctica. Macau: DSE, 1991. - 34 p.


1987

  • I Encontro sobre o Ensino do Português em Macau: comunicações e conclusões. - Macau: Escola do Magisterio Primario, Encontro sobre o Ensino do Portugues em Macau, 1987.