Nesta página, encontra os documentos orientadores do PLNM, para o ensino em Portugal e no estrangeiro, bem como outros documentos e projectos importantes existentes nesta área.
1. As referências estão listadas de A a Z, de modo abreviado.
2. Por vezes os docs. ou projectos estão listados pelo nome das entidades em que se integram ,por. ex. DEB; DGIDC.
3. Cada referência, sempre que possível, está igualmente identificada pelo logótipo / capa e com uma ligação para a página oficial na Web.
2. Por vezes os docs. ou projectos estão listados pelo nome das entidades em que se integram ,por. ex. DEB; DGIDC.
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4. Alguns desses itens estão tratados num post autónomo neste blogue (- "Ver descrição"). Utilize os "links".
de A a Z
A
- ABRANTES, P. (coord.) (2001), Currículo Nacional do Ensino Básico – Competências Essenciais, Lisboa, ME: DEB.
- ANÇÃ, Maria Helena (coord.) (2005-2007), Aproximações à Língua Portuguesa: atitudes e discursos de não nativos residentes em Portugal, Projeto, Univ. de Aveiro: CIDTFF.
- ANÇÃ, Maria Helena (coord.), Imagens das línguas na comunicação intercultural: contributos para o desenvolvimento da competência plurilingue, Projeto, Univ. de Aveiro: CIDTFF.
- APP (2001), O Ensino e a Aprendizagem do Português na Transição do Milénio, coord. de Aldina Silveira Lobo. Lisboa: Associação de Professores de Português /Colibri.
C
- CAPLE - Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira. A Universidade de Lisboa (Departamento de Língua e Cultura Portuguesa, da Faculdade de Letras), através do CAPLE, é o membro português da ALTE (Association of Language Testers in Europe / Associação de Examinadores de Línguas na Europa), desde 1990. Fazem parte da ALTE 31 instituições europeias, representando 26 línguas europeias.
- CONSELHO DA EUROPA (2001), Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, Ensino, Avaliação (QECR). Porto: Asa.
D
- DEB (2000), Educação Intercultural: Potenciar a Diversidade – Entrelaçar Culturas, Lisboa, ME/DEB.
Direção-Geral da Educação / MEC
- DGE (2013), Português Língua Não Materna, in sítio da Direção-Geral da Educação, do Ministério da Educação e da Ciência - Ver: "Informações" gerais que incluem sete "Princípios orientadores do funcionamento do PLNM".
Documento curricular de referência:
- DGE (2008), Orientações Programáticas de Português Língua Não Materna (PLNM) – Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação [e da Ciência]. - "Este documento poderá ser utilizado no Ensino Básico, com as devidas adaptações à faixa etária dos alunos, uma vez que se encontra organizado por níveis de proficiência linguística e por áreas temáticas."
Documentos de apoio:
(listados, aqui, alguns desenvolvidos no âmbito do MEC)
(listados, aqui, alguns desenvolvidos no âmbito do MEC)
- DGE (jul. 2005), Português Língua Não Materna no currículo nacional : documento orientador. - Programa para integração dos alunos que não têm o português como língua materna. Lisboa: MEC.
- Testes de diagnóstico para posicionamento dos alunos de PLNM em grupos de nível: Introdução Geral; Testes de diagnóstico - 1.º e 2.º anos do Ensino Básico; Testes de diagnóstico - 3.º ao 6.º ano do Ensino Básico; e Testes de diagnóstico - 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário [docs. em formato .pdf].
- LEIRIA, Isabel (coord. e redacção); Maria João Queiroga & Nuno Verdial Soares (s.d. [2005]), «Português Língua Não Materna no Currículo Nacional. Orientações nacionais: Perfis linguísticos da população escolar que frequenta as escolas portuguesas». Lisboa: DGE.
- DGE (2007?), O meu Primeiro Portefólio Europeu de Línguas, modelo de portefólio para o 1º ciclo. Lisboa: MEC.
- ALBERTO, Gaspar, org. (2004), Portfólio Europeu de Línguas – Educação Básica: 10-15 anos, Lisboa: MEC. Modelo acreditado nº 20/2001, atribuído ao MEC português pelo Conselho da Europa.
- FISCHER Glória, org. (2004), Portefólio Europeu de Línguas – Ensino Secundário: + 16 anos/adultos, Lisboa: MEC: Lisma, Lda. Modelo acreditado Nº 21/2001, atribuído ao ME português pelo Conselho da Europa.
- DEB, Grelha de autoavaliação e descritores do Portefólio Europeu de Línguas (10-15 anos) em: português, ucraniano, mandarim e crioulo de Cabo Verde.
- DGE (2005), Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro – QuaREPE, Lisboa, Ministério da Educação. - Ver em baixo referências por: GROSSO, Maria José (coord.).
E
G
- GOUVEIA, Adelina e Cristina Solla (2004), Português Língua do País de Acolhimento - Educação Intercultural, Cadernos de Formação 4, Lisboa, ACIME, 2004.
Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro
- GROSSO, Maria José (coord.), António Soares, Fernanda de Sousa e José Pascoal (2011, e em atualização), QuaREPE: Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro – Tarefas, Atividades, Exercícios e Recursos para a Avaliação. Lisboa: DGE.
- GROSSO, Maria José (coord.), António Soares, Fernanda de Sousa e José Pascoal (2011, e em atualização), QuaREPE: Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro – Documento orientador. Lisboa: DGE.
- GROSSO, Maria José (2011), “QUAREPE - Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro”, conferência online a 11-Mai-2011, 14:30, no âmbito da Webinar [“conferências em linha (online) dirigidas à comunidade escolar”], org. DGE.
Português para Falantes de outras Línguas
- GROSSO, Maria José; Ana Tavares e Marina Tavares (2008), O Português para Falantes de Outras Línguas: o utilizador elementar no país de acolhimento, Lisboa, ANQ /DGIDC /IEFP.
- GROSSO, Maria José; Ana Tavares e Marina Tavares (2008), O Português para Falantes de Outras Línguas: o utilizador elementar no país de acolhimento. Sugestão de Actividades e Exercícios, Lisboa, , ANQ /DGIDC /IEFP.
- GROSSO, Maria José; Ana Tavares e Marina Tavares (2009), O Português para Falantes de Outras Línguas: o utilizador independente no país de acolhimento, Lisboa, ANQ /DGIDC /IEFP.
I
- ILTEC, Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, projecto de investigação executado pelo ILTEC em colaboração com a DGIDC/ME, Coord.: Maria Helena Mira Mateus, decorrido entre Março de 2003 e Março de 2007. Recursos: «CD1 - Primeiros Resultados»(2005) e «CD2 - Análises e Materiais» (2006). V. Também o livro concernante a este Projeto.
M
- MARQUES, Maria Emília Ricardo (2003), Português, Língua Segunda, Lisboa, Univ. Aberta.
- MATEUS, Maria Helena Mira (2008), Parecer sobre Linhas Orientadoras para o trabalho em Português Língua não Materna – Ensino Secundário, Lisboa, 31.04.31 (Embora no cabeçalho do texto também esteja indicada a data “Fevereiro de 2008”). Fonte: página web da ILTEC.
P
S
- SIOPA, Conceição; Nelson Maurício Ernesto & Carlito Companhia, «A Competência em Português dos Estudantes Universitários em Moçambique: Primeira Abordagem», Comunicação realizada no âmbito do projeto de investigação “A Competência em Português dos Estudantes Universitários em Moçambique” coord. cientificamente pela Prof. Doutora Perpétua Gonçalves, in Idiomático – Revista Digital de Didáctica de PLNM, n.º 1, Abril de 2004.
T
- TAVARES, Clara Ferrão (2007), Didáctica do Português Língua Materna e Não Materna no Ensino Básico, Porto, Porto Ed.
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