CONTOS COM NÍVEL
Leitura extensiva e exercícios
de Ana Cristina Sousa Martins
Lisboa: LIDEL.
"Contos com Nível
é uma coleção de quatro livros de histórias originais,
escritas em função de diferentes graus de
dificuldade/níveis de proficiência (do A2 ao B2),
às quais se segue uma série de exercícios com soluções no final.
Contos com Nível junta o prazer da leitura
à aprendizagem intencional do vocabulário e gramática.
Além disso, cada volume está organizado de modo a que
tanto possa ser usado em sala de aula,
como ser lido autonomamente, enquanto obra de leitura extensiva.
Cada conto dá uma panorâmica do modo de viver e de pensar dos portugueses,
com muitas situações caricatas pelo meio."
in Fonte: Site da editora LIDEL
Contos com Nível. Leitura extensiva e exercícios: nível A1. Lisboa: Lidel, 2021.
Contos com Nível. Leitura extensiva e exercícios: nível A2. Lisboa: Lidel, 2016.
Contos com Nível. Leitura extensiva e exercícios: nível B1. Lisboa: Lidel, 2019.
Contos com Nível. Leitura extensiva e exercícios: nível B2. Lisboa: Lidel, 2017.
CONTOS COM NÍVEL: QECR Nível A1
Lisboa: Lidel, 2021
Contém 20 contos:
"O nariz da D. Amélia" | "A burra ruiva" | "A visita"
"A espanhola" | "A mania da genealogia"
"Em Espanha é tudo maior!" | "Um ladrão e uma ladra"
"O ninho infeliz" | "No elétrico" | "A vaca brava"
"A amiga imaginária" | "Conto de fadas" | "Ter carro e andar a pé"
"Problemas com números" | "Maridos e mulheres"
"Peru de Natal" | "O padre e a banda" | "Erro perigoso"
"Homem rico, homem pobre" | "O hipnotista
"Para começar... LER!
Todos os estudos sobre a aquisição de língua estrangeira
mostram que a leitura abundante é a melhor maneira de
os alunos aprenderem e consolidarem vocabulário novo
e de interiorizarem estruturas gramaticais.
Mas será que o aluno de A1 está preparado para ler um texto integral?
A resposta é: logo que possível, quanto mais cedo melhor.
Textos simples, linguagem autêntica
Cada conto está escrito com vocabulário muito frequente,
com frases curtas e informação explícita.
Além disso, a própria organização textual de cada conto
ajuda o aluno a retirar as inferências corretas
sobre os sentidos que aí são comunicados.
Mantém-se, no entanto, em pleno,
a naturalidade da expressão do português corrente.
Histórias divertidas
Além de simples e fáceis de ler, os textos são muito divertidos.
Prova-se, assim, que a aprendizagem de uma língua
não tem de ser um processo árduo ou enfadonho.
Ajuda com as palavras novas
O principal desafio no início da aprendizagem de uma língua é
conseguir reter um grande volume de palavras num curto espaço de tempo.
Neste livro, oferece-se a tradução para inglês de inúmeras palavras
que se prevê que o aluno não conheça ou que conheça mal.
No final do livro, há também um glossário com ordenação alfabética.
Assim, o leitor pode, mais facilmente e a qualquer momento,
rever a forma e o significado de palavras.
Contos com exercícios (e soluções)
A seguir a cada conto, há um pequeno conjunto de exercícios
para testar a compreensão e ajudar na consolidação de vocabulário.
Estes exercícios são muito fáceis e funcionam mais como
um pretexto para o aluno reencontrar palavras e sequências.
Todos os exercícios têm soluções no final do livro.
Ler só e (bem) acompanhado
Todo o livro está construído de modo a que o aluno
possa usufruir da leitura autonomamente, sem a ajuda do professor.
Porém, há também toda a vantagem em
o professor trazer o livro para a sala de aula
e aí desenvolver atividades várias,
como jogos de compreensão do oral
ou concursos de leitura em voz alta, por exemplo."
CONTOS COM NÍVEL: QECR Nível A2
Lisboa: Lidel, 2016.
Contém 17 contos.
"LER PARA APRENDER
É possível juntar o gosto de ler
à experiência de aprender português como língua estrangeira?
A resposta é sim e está neste pequeno livro:
17 contos muito divertidos,
cheios de referências à cultura (passada e atual) de Portugal,
criados originalmente para um público de alunos de português língua estrangeira
com cerca de um ano de aprendizagem da língua (nível A2).
Toda a gente sabe que a leitura abundante numa língua estrangeira
é ideal para a aprendizagem de vocabulário, da ortografia e da gramática.
A leitura exige tempo e o aluno, ao ler um livro,
está a prolongar o seu tempo de exposição à leitura.
Mas que livros ler?
Um aluno de iniciação dificilmente conseguirá ler
uma obra que foi feita para quem tem o português como língua materna.
Além do mais, a tradição de escrita em português é muito marcada por frases longas,
com as palavras fora da sua ordem normal, com elipses, com metáforas, etc.
LER TEXTOS SIMPLES
Foram criadas 17 pequenas e divertidas histórias,
escritas de modo muito acessível, com vocabulário frequente e sintaxe simplificada.
Além disso, as palavras consideradas mais difíceis
estão explicadas brevemente ao lado do texto,
algumas delas com recurso a imagens.
CONTOS COM EXERCÍCIOS (E SOLUÇÕES)
O aluno tem, logo a seguir a cada conto,
um conjunto de exercícios de compreensão,
vocabulário e gramática sobre o texto que acabou de ler.
As soluções estão no final do livro.
LER SOZINHO OU COM O PROFESSOR
Como se trata de pequenos textos, com princípio, meio e fim,
o professor pode não só trabalhá-los em sala de aula,
como também indicá-los ao aluno no âmbito da realização de
um programa de leitura extensiva,
em que uma componente da avaliação do aluno passe pela leitura de obras integrais."
CONTOS COM NÍVEL: QECR Nível B1
Lisboa: Lidel, 2019.
Contém 7 contos:
"Os primos Barros" | "A cura do soba"
"Das palavras aos atos - e dos atos às palavras"
"Ironia vence preguiça" | "Domingo à tarde"
"Um thriller com final feliz" | "O revisor"
"LER PARA APRENDER A LÍNGUA, APRENDER A LÍNGUA PARA LER
A leitura é uma das maneiras mais eficazes e rápidas
de aprender uma língua estrangeira.
LER SEM (MUITO) ESFORÇO
Este volume, para o nível intermédio (B1),
apresenta uma linguagem clara e um estilo simples.
Destina-se a alunos com cerca de 12 a 18 meses de aprendizagem formal do português.
São introduzidas palavras novas e estruturas gramaticais necessárias ao género narrativo.
Nas margens das páginas há anotações breves ou imagens
que explicam o significado das palavras mais difíceis.
LER HISTÓRIAS, CONHECER UMA CULTURA
Os sete contos deste livro têm um enredo com um final imprevisível
e muitas situações caricatas.
Todos refletem um modo muito português de ver o mundo.
CONTOS COM EXERCÍCIOS (E SOLUÇÕES)
No final de cada conto, o aluno encontra vários exercícios
construídos com base na leitura que acabou de fazer:
exercícios de compreensão da leitura,
exercícios de gramática e exercícios de vocabulário,
que o ajudam a memorizar palavras novas.
Há soluções no final!
LER SÓ OU ACOMPANHADO
Este livro pode ser lido autonomamente
e também pode ser usado na sala de aula, sendo um excelente material de ensino.
O professor pode optar por indicar um mesmo conto
para ser lido por todos os alunos de uma turma
e então terá um ótimo ponto de partida para atividades de discussão
sobre o conteúdo e os temas nele apresentados."
Fonte: Site da editora LIDEL.
Mestre e doutora em Linguística Portuguesa, pela U. Porto.
Fez investigação sobre processos de simplificação textual (retextualização)
e leitura extensiva em português L2
no âmbito da produção de materiais de ensino em PL2.
Desenvolve investigação sobre leitura em língua estrangeira
e aquisição de vocabulário em português L2.
Leciona PLNM e PLE.
Cordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa
(projeto em parceria com a DGE-MEC),
é autora de várias publicações sobre ensino de PL2.
Redação: 12.10.2025




