12/10/2025

Contos com nível, por Ana Sousa Martins



Contos com Nível B2, 2017

CONTOS COM NÍVEL

Leitura extensiva e exercícios

de Ana Cristina Sousa Martins

Lisboa: LIDEL.


"Contos com Nível 
é uma coleção de quatro livros de histórias originais, 
escritas em função de diferentes graus de 
dificuldade/níveis de proficiência (do A2 ao B2), 
às quais se segue uma série de exercícios com soluções no final.

Contos com Nível junta o prazer da leitura 
à aprendizagem intencional do vocabulário e gramática. 
Além disso, cada volume está organizado de modo a que 
tanto possa ser usado em sala de aula, 
como ser lido autonomamente, enquanto obra de leitura extensiva. 
Cada conto dá uma panorâmica do modo de viver e de pensar dos portugueses, 
com muitas situações caricatas pelo meio."


Contos com Nível. Leitura extensiva e exercícios: nível A1. Lisboa: Lidel, 2021.
Contos com Nível. Leitura extensiva e exercícios: nível A2. Lisboa: Lidel, 2016.
Contos com Nível. Leitura extensiva e exercícios: nível B1. Lisboa: Lidel, 2019.
Contos com Nível. Leitura extensiva e exercícios: nível B2. Lisboa: Lidel, 2017.


 CONTOS COM NÍVEL: QECR Nível A1 

Lisboa: Lidel, 2021 
Contém 20 contos:
"O nariz da D. Amélia" | "A burra ruiva" | "A visita"
"A espanhola" | "A mania da genealogia"
"Em Espanha é tudo maior!" | "Um ladrão e uma ladra"
"O ninho infeliz" | "No elétrico" | "A vaca brava"
"A amiga imaginária" | "Conto de fadas" | "Ter carro e andar a pé"
"Problemas com números" | "Maridos e mulheres"
"Peru de Natal" | "O padre e a banda" | "Erro perigoso"
"Homem rico, homem pobre" | "O hipnotista


"Para começar... LER!
Todos os estudos sobre a aquisição de língua estrangeira 
mostram que a leitura abundante é a melhor maneira de 
os alunos aprenderem e consolidarem vocabulário novo 
e de interiorizarem estruturas gramaticais. 

Mas será que o aluno de A1 está preparado para ler um texto integral? 
A resposta é: logo que possível, quanto mais cedo melhor.

Textos simples, linguagem autêntica
Cada conto está escrito com vocabulário muito frequente, 
com frases curtas e informação explícita. 
Além disso, a própria organização textual de cada conto 
ajuda o aluno a retirar as inferências corretas 
sobre os sentidos que aí são comunicados. 
Mantém-se, no entanto, em pleno, 
a naturalidade da expressão do português corrente.

Histórias divertidas
Além de simples e fáceis de ler, os textos são muito divertidos. 
Prova-se, assim, que a aprendizagem de uma língua 
não tem de ser um processo árduo ou enfadonho.

Ajuda com as palavras novas
O principal desafio no início da aprendizagem de uma língua é 
conseguir reter um grande volume de palavras num curto espaço de tempo. 
Neste livro, oferece-se a tradução para inglês de inúmeras palavras 
que se prevê que o aluno não conheça ou que conheça mal. 
No final do livro, há também um glossário com ordenação alfabética. 
Assim, o leitor pode, mais facilmente e a qualquer momento,
rever a forma e o significado de palavras.

Contos com exercícios (e soluções)
A seguir a cada conto, há um pequeno conjunto de exercícios 
para testar a compreensão e ajudar na consolidação de vocabulário. 
Estes exercícios são muito fáceis e funcionam mais como 
um pretexto para o aluno reencontrar palavras e sequências. 
Todos os exercícios têm soluções no final do livro.

Ler só e (bem) acompanhado
Todo o livro está construído de modo a que o aluno 
possa usufruir da leitura autonomamente, sem a ajuda do professor. 
Porém, há também toda a vantagem em 
o professor trazer o livro para a sala de aula 
e aí desenvolver atividades várias, 
como jogos de compreensão do oral 
ou concursos de leitura em voz alta, por exemplo."




 CONTOS COM NÍVEL: QECR Nível A2 

Lisboa: Lidel, 2016. 
Contém 17 contos.

"LER PARA APRENDER
É possível juntar o gosto de ler 
à experiência de aprender português como língua estrangeira? 
A resposta é sim e está neste pequeno livro: 
17 contos muito divertidos, 
cheios de referências à cultura (passada e atual) de Portugal, 
criados originalmente para um público de alunos de português língua estrangeira 
com cerca de um ano de aprendizagem da língua (nível A2).

Toda a gente sabe que a leitura abundante numa língua estrangeira 
é ideal para a aprendizagem de vocabulário, da ortografia e da gramática. 

A leitura exige tempo e o aluno, ao ler um livro, 
está a prolongar o seu tempo de exposição à leitura.

Mas que livros ler? 
Um aluno de iniciação dificilmente conseguirá ler 
uma obra que foi feita para quem tem o português como língua materna. 
Além do mais, a tradição de escrita em português é muito marcada por frases longas, 
com as palavras fora da sua ordem normal, com elipses, com metáforas, etc.

LER TEXTOS SIMPLES
Foram criadas 17 pequenas e divertidas histórias, 
escritas de modo muito acessível, com vocabulário frequente e sintaxe simplificada. 
Além disso, as palavras consideradas mais difíceis 
estão explicadas brevemente ao lado do texto, 
algumas delas com recurso a imagens.

CONTOS COM EXERCÍCIOS (E SOLUÇÕES)
O aluno tem, logo a seguir a cada conto, 
um conjunto de exercícios de compreensão, 
vocabulário e gramática sobre o texto que acabou de ler. 
As soluções estão no final do livro.

LER SOZINHO OU COM O PROFESSOR
Como se trata de pequenos textos, com princípio, meio e fim, 
o professor pode não só trabalhá-los em sala de aula, 
como também indicá-los ao aluno no âmbito da realização de 
um programa de leitura extensiva, 
em que uma componente da avaliação do aluno passe pela leitura de obras integrais."




 CONTOS COM NÍVEL: QECR Nível B1 

Lisboa: Lidel, 2019. 
Contém 7 contos:
"Os primos Barros" | "A cura do soba"
"Das palavras aos atos - e dos atos às palavras"
"Ironia vence preguiça" | "Domingo à tarde"
"Um thriller com final feliz" | "O revisor"

"LER PARA APRENDER A LÍNGUA, APRENDER A LÍNGUA PARA LER
A leitura é uma das maneiras mais eficazes e rápidas 
de aprender uma língua estrangeira.

LER SEM (MUITO) ESFORÇO
Este volume, para o nível intermédio (B1), 
apresenta uma linguagem clara e um estilo simples. 
Destina-se a alunos com cerca de 12 a 18 meses de aprendizagem formal do português. 
São introduzidas palavras novas e estruturas gramaticais necessárias ao género narrativo.
Nas margens das páginas há anotações breves ou imagens 
que explicam o significado das palavras mais difíceis.

LER HISTÓRIAS, CONHECER UMA CULTURA
Os sete contos deste livro têm um enredo com um final imprevisível 
e muitas situações caricatas. 
Todos refletem um modo muito português de ver o mundo.

CONTOS COM EXERCÍCIOS (E SOLUÇÕES)
No final de cada conto, o aluno encontra vários exercícios 
construídos com base na leitura que acabou de fazer: 
exercícios de compreensão da leitura, 
exercícios de gramática e exercícios de vocabulário, 
que o ajudam a memorizar palavras novas.
Há soluções no final!

LER SÓ OU ACOMPANHADO
Este livro pode ser lido autonomamente 
e também pode ser usado na sala de aula, sendo um excelente material de ensino. 
O professor pode optar por indicar um mesmo conto 
para ser lido por todos os alunos de uma turma 
e então terá um ótimo ponto de partida para atividades de discussão 
sobre o conteúdo e os temas nele apresentados."








Mestre e doutora em Linguística Portuguesa, pela U. Porto.  

Fez investigação sobre processos de simplificação textual (retextualização)
e leitura extensiva em português L2
no âmbito da produção de materiais de ensino em PL2. 
Desenvolve investigação sobre leitura em língua estrangeira 
e aquisição de vocabulário em português L2.
Leciona PLNM e PLE.

(projeto em parceria com a DGE-MEC),
é autora de várias publicações sobre ensino de PL2.








Redação: 12.10.2025