A Promoção do Português
em Macau e no Interior da China
Maria José Grosso e Zhang Jing
Macau: Universidade de Macau / LIDEL, maio de 2018
2.ª edição, Macau, agosto de 2021
Disponível para leitura online, aqui. 👈
Parte 1. O ENSINO EM MACAU
1. O ensino em Macau: uma abordagem histórica | Leonor Seabra
2. O professor de língua estrangeira do ensino superior: uma visão a partir da RAEM | Rosa Bizarro
3. A influência do plano curricular na empregabilidade e prossecução académica dos alunos dos cursos de língua portuguesa - o caso da Universidade de Ciência e Tecnologia de Macau | Song Haoyan
Parte II. O PERFIL DO APRENDENTE CHINÊS DOS CURSOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
1. Inquérito aos estudantes da Universidade de São José:
o peso da cultura na aprendizagem das línguas
por Maria Antónia Espadinha e Vera Borges
2. A necessidade de estudos psicométricos sobre a motivação de alunos chineses
em aquisição do português lingua estrangeira
por Carlos Figueiredo
3. Inquérito ao perfil de estudantes de cursos de língua portuguesa:
dados relativos ao Instituto Português do Oriente
por João Laurentino Neves
4. Análises da motivação do público-aprendente chinês
para a aprendizagem da língua portuguesa
por Liu Quan
5. Temas motivadores para os jovens chineses aprendentes
de português como língua estrangeira (PLE)
por Miriam Akioma
Parte Ill. O USO DA LÍNGUA PORTUGUESA
1. Uso do artigo português na interlíngua dos aprendentes chineses
e ensino-aprendizagem de português como língua segunda
por Zhang Jing
2. Estudo de caso sobre o uso do português língua estrangeira por sinofalantes
por Yan Giaorong e Letícia Baptista
3. Ensino da gramática aos aprendentes chineses de PLE
enquadrado na linguística do texto
por Xu Yixing
4. Uso do adjetivo em português pelos aprendentes chineses
da Universidade de Macau
por Sun Ye
5. A fossilização e os erros léxico-semânticos
na interlíngua de aprendentes chineses de português L2 | Texto acrescentado na 2.ª ed.
por Zhang Mengyao e Zhang Jing
6. Planeamento estratégico no desempenho oral de tarefas:
revisão da literatura | Texto acrescentado na 2.ª ed.
por Sara Santos
Parte IV. CULTURA EM CONTEXTO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE)
1. A pedra e a catedral : desafios ao ensino da literatura e da cultura em contexto de PLE
por Gonçalo Cordeiro
2. A língua materna chinesa no desenvolvimento
da competência sociocultural em língua portuguesa
por Maria José Grosso e Zhang Jing
para saber +
Redação: 7.08.2025