Um quadro de referência para o ensino do português em Timor-Leste
Por Soraia Lourenço
Dir. Maria José Grosso
Lisboa, Porto: Lidel, 2011
Col. Ensino e aprendizagem do português para falantes de outras línguas
"A situação da língua portuguesa em Timor-Leste é específica: apesar de ser língua oficial e de escolarização, a par da língua tétum, convive no dia a dia da população timorense com a língua indonésia, com as línguas locais e com o inglês. Este contexto dificulta a sua utilização, quer por não existir suficiente input em língua portuguesa, quer por esta praticamente se confinar, por enquanto, aos limites da sala de aula.
A fixação da língua portuguesa no país depende do sistema educativo, sendo a formação de professores uma área prioritária na qual tem existido uma pluralidade de metodologias e de práticas que nem sempre se cruzam. Assim, urge a conceção de um documento que oriente a intervenção dos diferentes agentes para um melhor resultado.
Um Quadro de Referência para o Ensino do Português em Timor-Leste surge como uma base de referência comum que visa a uniformidade nas orientações curriculares, a consolidação e avaliação de aprendizagens e a certificação de competências, promovendo uma eventual cooperação entre diferentes sistemas educativos e propondo a mobilidade dentro da CPLP.
Inspirado nas atuais tendências europeias do ensino de línguas não maternas, este livro propõe o desenvolvimento de competências e aprendizagens fundamentais para o público-alvo no contexto específico de Timor-Leste, distribuídas por níveis de proficiência, incluindo ainda uma tabela em língua tétum das competências a desenvolver.
É um livro que se destina a professores e alunos e a todos os que se interessam pelo percurso da língua portuguesa em Timor-Leste."
Conteúdos:
- Contexto linguístico e sociocultural de Timor-Leste
- Plurilinguilismo em Timor-Leste
- O contexto do Português em Timor-Leste
- O ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste
- O sistema educativo de Timor-Leste
- Formação de professores em Timor-Leste
- Conceção de um quadro de referência para o ensino do Português em Timor-Leste
Fonte:
"Descrição" do livro na editora LIDEL
Texto da contracapa do livro
A autora
Soraia Lourenço é licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras e mestre em Língua e Cultura Portuguesas, na especialidade de Metodologia do Ensino de PLE/L2.
Iniciou a sua atividade profissional no ensino do PLNM em 1999. Entre 2006 e 2010, em Timor-Leste, desempenhou várias funções no âmbito da reintrodução da língua portuguesa: formação de professores, planeamento e conceção de planos curriculares e recursos didáticos, formação de candidatos a bolsas de estudo para a frequência de estudos superiores em Portugal e formação em PFE. Atualmente é leitora do Camões, I.P.
Referência bibliográfica:
- Um quadro de referência para o ensino do português em Timor-Leste. Soraia Lourenço; dir. Maria José Grosso. Lisboa, Porto: Lidel, 2011. - 140 p.: il.; ISBN 978-972-757-706-4.