15/05/2023

Um quadro de referência para o ensino do português em Timor-Leste






Um quadro de referência para o ensino do português em Timor-Leste

 Por Soraia Lourenço
Dir. Maria José Grosso

Lisboa, Porto: Lidel, 2011


Col. Ensino e aprendizagem do português para falantes de outras línguas

Bibliografia, p. 111-113





"A situação da língua portuguesa em Timor-Leste é específica: apesar de ser língua oficial e de escolarização, a par da língua tétum, convive no dia a dia da população timorense com a língua indonésia, com as línguas locais e com o inglês. Este contexto dificulta a sua utilização, quer por não existir suficiente input em língua portuguesa, quer por esta praticamente se confinar, por enquanto, aos limites da sala de aula.

A fixação da língua portuguesa no país depende do sistema educativo, sendo a formação de professores uma área prioritária na qual tem existido uma pluralidade de metodologias e de práticas que nem sempre se cruzam. Assim, urge a conceção de um documento que oriente a intervenção dos diferentes agentes para um melhor resultado.

Um Quadro de Referência para o Ensino do Português em Timor-Leste surge como uma base de referência comum que visa a uniformidade nas orientações curriculares, a consolidação e avaliação de aprendizagens e a certificação de competências, promovendo uma eventual cooperação entre diferentes sistemas educativos e propondo a mobilidade dentro da CPLP. 

Inspirado nas atuais tendências europeias do ensino de línguas não maternas, este livro propõe o desenvolvimento de competências e aprendizagens fundamentais para o público-alvo no contexto específico de Timor-Leste, distribuídas por níveis de proficiência, incluindo ainda uma tabela em língua tétum das competências a desenvolver

É um livro que se destina a professores e alunos e a todos os que se interessam pelo percurso da língua portuguesa em Timor-Leste."

Conteúdos:
  • Contexto linguístico e sociocultural de Timor-Leste
  • Plurilinguilismo em Timor-Leste
  • O contexto do Português em Timor-Leste
  • O ensino da Língua Portuguesa em Timor-Leste
  • O sistema educativo de Timor-Leste
  • Formação de professores em Timor-Leste
  • Conceção de um quadro de referência para o ensino do Português em Timor-Leste
Fonte:
"Descrição" do livro na editora LIDEL
Texto da contracapa do livro






A autora

Soraia Lourenço é licenciada em Linguística pela Faculdade de Letras e mestre em Língua e Cultura Portuguesas, na especialidade de Metodologia do Ensino de PLE/L2. 

Iniciou a sua atividade profissional no ensino do PLNM em 1999. Entre 2006 e 2010, em Timor-Leste, desempenhou várias funções no âmbito da reintrodução da língua portuguesa: formação de professores, planeamento e conceção de planos curriculares e recursos didáticos, formação de candidatos a bolsas de estudo para a frequência de estudos superiores em Portugal e formação em PFE. Atualmente é leitora do Camões, I.P.




Referência bibliográfica:

  • Um quadro de referência para o ensino do português em Timor-Leste. Soraia Lourenço; dir. Maria José Grosso. Lisboa, Porto: Lidel, 2011. - 140 p.: il.; ISBN 978-972-757-706-4.