GUIÃO IELT
[Em elaboração]
Acerca do Projeto: Apresentação, Contactos.
Descrição abreviada: Criação de materiais, estratégias e documentos orientadores do ensino do português em contexto multilingue. Com a finalidade de conseguir que os alunos PLNM atinjam o necessário domínio no uso da língua portuguesa em situação escolar, são apresentadas quatro propostas que obedecem a diferentes estratégias de ensino e propõem atividades para o ensino da língua num ambiente intercultural.
Estratégias: Quatro macro estratégias consideradas adequadas ao ensino do PLNM: Instrução em sala de aula, Aprendizagem da língua em trabalho autónomo, Os alunos PLNM e a aprendizagem de conteúdos escolares e Aprendizagens Interculturais.
Materiais: De acordo com as 4 estratégias:
1. Instrução em sala de aula :
Atividades [- Ver aqui: público-alvo, competências, Conteúdos linguísticos].
- Ativ. 1 - O Ambiente : Separação de lixos/reciclagem [.pdf]
- Ativ. 2 - O Futuro : O que eu quero ser quando for grande [.pdf]
- Ativ. 3 - O Futuro : Um dia... [.pdf]
- Ativ. 4 - Orientação geográfica : Caminho para a biblioteca [.pdf]
2. Aprendizagem da língua em trabalho autónomo
Atividades [- Ver aquiCompetências e Conteúdos].
- Ativ. 1 - Explorar o Wordle [.pdf]
- Ativ. 2 - Construir uma história com o Photo Story [.pdf]
- Ativ. 3 - Explorar bibliotecas de livros digitais [.pdf]
- Ativ. 4 - Tratar a informação com CD-ROM [.pdf]
- Ativ. 5 - Entra na Aventura [.pdf]
- Ativ. 6 - Notícias do dia [.pdf]
- Ativ. 7 - Música em português [.pdf]
Secção III – Aprender Português com a Televisão
Atividades [- Ver aqui: Competências e Conteúdos].
- Ativ. 1 - Ler os escritos no ecrã da televisão [.pdf]
- Ativ. 2 - Os meus programas favoritos [.pdf]
- Ativ. 3 - Vida selvagem – animais [.pdf]
- Ativ. 4 - Ficção e realidade nos desenhos animados [.pdf]
- Ativ. 5 - Telenovelas e séries em português [.pdf]
- Ativ. 6 - Séries policiais [.pdf]
- Ativ. 7 - Anúncio publicitário na televisão [.pdf]
3. Os alunos de PLNM e a aprendizagem de conteúdos escolares
Introdução, Público-alvo : Considerações gerais, Bibliografia
Atividades
[...]4. Aprendizagens interculturais
Introdução, Objetivos, Conteúdos e estrutura, Bibliografia
Atividades com histórias, músicas, canções, poemas [ver aqui explicação]
Secção I - Para os alunos mais novos [clicar aqui para explicação]
- A Surpresa de Handa, Eileen Browne, Caminho, 2009. [.pdf]
- Os Ovos Misteriosos, Luísa Ducla Soares, Edições Afrontamento. [.pdf]
- Irina, Francisco Fernandes, Editores Unipessoal, 2009. [.pdf]
- A Colecção , Margarida Botelho, edição da autora, 2007. [.pdf]
- Lili e o Jardim da Índia, Jeremy Smith, Editorial Estampa, 2009. [.pdf]
Secção I - Para os alunos mais velhos [clicar aqui para explicação]
Obras propostas:
- O Cavaleiro da Dinamarca, Sophia de Mello Breyner, Figueirinhas, 2004. [.pdf]
- Ynari. A menina das cinco tranças, de Ondjaki, Editorial Caminho, 2004. [.pdf]
Atividades para duas obras propostas:
1. O primeiro conjunto de atividades centra-se na leitura e análise de dois textos científicos contemporâneos sobre a batalha de Alcácer Quibir (1578). Sendo um texto de autoria portuguesa e outro de autoria marroquina, os factos relatados sobre aquele mesmo acontecimento apresentam diferenças substanciais.
1. O primeiro conjunto de atividades centra-se na leitura e análise de dois textos científicos contemporâneos sobre a batalha de Alcácer Quibir (1578). Sendo um texto de autoria portuguesa e outro de autoria marroquina, os factos relatados sobre aquele mesmo acontecimento apresentam diferenças substanciais.
2. O segundo conjunto de atividades culmina na leitura do poema "Mar Português", de Fernando Pessoa. Para tal, propõe-se a reflexão sobre aspetos da estrutura e do funcionamento do léxico português e o enriquecimento do vocabulário sobre o mar.
3. A terceira proposta é constituída por um baralho de cartas organizado por expressões idiomáticas portuguesas que utilizam designações de animais. Cada aluno-jogador deverá agrupar as quatro cartas de cada uma das dez expressões utilizadas.
4. Por fim, com a última proposta pretende-se a aquisição de vocabulário português sobre o tempo cronológico estabelecendo relações com outras línguas e outras culturas, nomeadamente as línguas e culturas de origem dos alunos.