01/09/2019

Guião IELT - Estratégias e materiais de ensino-aprendizagem para PLNM, projeto do IELT

GUIÃO IELT

[Em elaboração]

Autoria: Coord. Maria Helena Mira Mateus & Luísa Solla; Equipa / ILTEC.
Acerca do Projeto: Apresentação,  Contactos.
Descrição abreviada: Criação de materiais, estratégias e documentos orientadores do ensino do português em contexto multilingue. Com a finalidade de conseguir que os alunos PLNM atinjam o necessário domínio no uso da língua portuguesa em situação escolar, são apresentadas quatro propostas que obedecem a diferentes estratégias de ensino e propõem atividades para o ensino da língua num ambiente intercultural.

Estratégias: Quatro macro estratégias consideradas adequadas ao ensino do PLNM: Instrução em sala de aula, Aprendizagem da língua em trabalho autónomo, Os alunos PLNM e a aprendizagem de conteúdos escolares e Aprendizagens Interculturais.

Materiais: De acordo com as 4 estratégias


1. Instrução em sala de aula : 

Atividades [- Ver aqui: público-alvo, competências, Conteúdos linguísticos].




Atividades [- Ver aqui: Competências e Conteúdos].



3. Os alunos de PLNM e a aprendizagem de conteúdos escolares

Introdução, Público-alvo : Considerações gerais, Bibliografia
Atividades
 [...]

4. Aprendizagens interculturais

Introdução, Objetivos, Conteúdos e estrutura, Bibliografia

Secção I - Para os alunos mais novos [clicar aqui para explicação]



Secção I - Para os alunos mais velhos [clicar aqui para explicação]

Obras propostas:



Atividades para duas obras propostas:

1. O primeiro conjunto de atividades centra-se na leitura e análise de dois textos científicos contemporâneos sobre a batalha de Alcácer Quibir (1578). Sendo um texto de autoria portuguesa e outro de autoria marroquina, os factos relatados sobre aquele mesmo acontecimento apresentam diferenças substanciais.

2. O segundo conjunto de atividades culmina na leitura do poema "Mar Português", de Fernando Pessoa. Para tal, propõe-se a reflexão sobre aspetos da estrutura e do funcionamento do léxico português e o enriquecimento do vocabulário sobre o mar.

3. A terceira proposta é constituída por um baralho de cartas organizado por expressões idiomáticas portuguesas que utilizam designações de animais. Cada aluno-jogador deverá agrupar as quatro cartas de cada uma das dez expressões utilizadas.

4. Por fim, com a última proposta pretende-se a aquisição de vocabulário português sobre o tempo cronológico estabelecendo relações com outras línguas e outras culturas, nomeadamente as línguas e culturas de origem dos alunos.