17/03/2014

Documentos orientadores e projectos importantes

Nesta página, encontra os documentos orientadores do PLNM, para o ensino em Portugal e no estrangeiro, bem como outros documentos e projectos importantes existentes nesta área.

1. As referências estão listadas de A a Z, de modo abreviado.

2. Por vezes os docs. ou projectos estão listados pelo nome das entidades em que se integram ,por. ex. DEB; DGIDC.

3. Cada referência, sempre que possível, está igualmente identificada pelo logótipo / capa e com uma ligação para a página oficial na Web.

4. Alguns desses itens estão tratados num post autónomo neste blogue (- "Ver descrição"). Utilize os "links".

de A a Z

A


C





D


  • DEB (2000), Educação Intercultural: Potenciar a Diversidade – Entrelaçar Culturas, Lisboa, ME/DEB.


Direção-Geral da Educação / MEC
  • DGE (2013), Português Língua Não Materna, in sítio da Direção-Geral da Educação, do Ministério da Educação e da Ciência - Ver: "Informações" gerais que incluem sete "Princípios orientadores do funcionamento do PLNM".

Documento curricular de referência:

Documentos de apoio:
(listados, aqui, alguns desenvolvidos no âmbito do MEC)




E



G







Quadro de Referência para o Ensino Português no Estrangeiro




Português para Falantes de outras Línguas



I

  • ILTEC, Diversidade Linguística na Escola Portuguesa, projecto de investigação executado pelo ILTEC em colaboração com a DGIDC/ME, Coord.: Maria Helena Mira Mateus, decorrido entre Março de 2003 e Março de 2007. Recursos: «CD1 - Primeiros Resultados»(2005) e «CD2 - Análises e Materiais» (2006). V. Também o livro concernante a este Projeto.

M

P

  • PEREIRA, Dulce (2006), “Projecto Diversidade Linguística na Escola Portuguesa”, comunicação apresentada in Colóquio sobre Políticas de Língua e Diversidade, 7.11.2006, Lisboa, FCG.
  • Portefólio Europeu de Línguas.
  • Programa para integração dos alunos Imigrantes. Lisboa: DGE [DGIDC] - MEC, 2006

S

  • SIOPA, Conceição; Nelson Maurício Ernesto & Carlito Companhia, «A Competência em Português dos Estudantes Universitários em Moçambique: Primeira Abordagem», Comunicação realizada no âmbito do projeto de investigação “A Competência em Português dos Estudantes Universitários em Moçambique” coord. cientificamente pela Prof. Doutora Perpétua Gonçalves, in Idiomático – Revista Digital de Didáctica de PLNM, n.º 1, Abril de 2004.

T



***